Thanksgiving e suas tradições na NFL

O Dia de Ação de Graças, conhecido como Thanksgiving Day, é um feriado estadunidense que simboliza um dia de gratidão pelos bons acontecimentos do ano. Datado do século XVII, a principal tradição do feriado é reunir as pessoas amadas em uma ceia na qual é servida um peru. E como nada melhor do que uma partida de futebol americano para acompanhar a refeição, a NFL incorporou esse costume ao calendário desde sua criação.

Por que Lions e Cowboys sempre jogam no Thanksgiving?

Quem acompanha a NFL há algum tempo sabe que ambas as equipes jogam anualmente no feriado, sendo Detroit na primeira partida e Dallas na segunda. Entretanto, nem todas as pessoas sabem o motivo. A escolha dos times não foi algo aleatório, mas sim um antigo acordo para tentar aumentar a popularidade enquanto os times procuravam se consolidar na liga.

Lions: Em 1934, os Lions se mudaram para Detroit, e George A. Richards, o dono da franquia, queria que a equipe se tornasse mais conhecida. Dessa forma, marcou uma partida contra os Bears, o melhor time daquela época, na esperança de que mais pessoas assistem ao jogo. E sua ideia funcionou perfeitamente. Apesar de os Bears terem saído vitoriosos, o estádio vendeu todos os ingressos pela primeira vez e a partida foi transmitida nacionalmente através do rádio, devido a influência de George na NBC. Assim, deivo ao sucesso, os Lions se tornaram um time fixo no único jogo do feriado por mais de 30 anos.

The Cowboys took a chance in 1966 as one of the newer teams in the NFL and volunteered to host a game on Thanksgiving Day. In front of a record crowd of 80,259 at the Cotton Bowl in Dallas, the Cowboys defeated the Cleveland Browns, 26-14. Since then, the Cowboys have hosted a Thanksgiving Day game every year.
Os Cowboys venceram os Browns em sua primeira participação. Créditos: NFL.com

Cowboys: Então em 1966, a NFL queria mais uma partida fixa durante o feriado, mas nenhuma das franquias queria aceitar. Foi então Tex Schramm, general manager de Dallas, que aceitou o acordo e tornou os Cowboys o segundo time a jogar anualmente no Thanksgiving. Visto que a equipe foi fundada em 1960, o dono precisava que ela caísse nas graças do público, e essa ideia se mostrou bastante eficiente. Foram mais de 80.000 pessoas ao estádio naquele feriado em 1966, e hoje muitos consideram os Cowboys como “o time dos EUA”.

Desde então os jogos de ambos os times no feriado se tornou uma tradição no calendário da liga. Somente em 2006 a NFL decidiu incluir um terceiro jogo (quanto mais futebol americano melhor), mas esse em horário nobre e sem equipe fixa. Assim, a liga aumenta seu faturamento ao mesmo tempo que dá espaço para mais franquias no Thanksgiving.

Prévia das partidas

Detroit Lions (4-6) x (3-7) Houston Texans. Apesar do desempenho das equipes nessa temporada, a partida pode ser melhor que o esperado. A estrela de Stafford e Watson ainda brilham, e somadas as duas defesas fracas, os quarterbacks podem proporcionar um tiroteio. Entretanto, os Lions contam com muitos desfalques: Amendola, Golladay, Okudah e Swift, o que dificulta a vida de Detroit. Portanto, os Texans são os favoritos para vencer a partida, mesmo sem o WR Kenny Stills, mas Stafford já protagnizou incríveis momentos nessa temporada e pode salvar os Lions mais uma vez.

Texans e Lions se enfrentam no feriado de ação de graças em 2020.
Deshaun Watson faz boa temporada apesar das derrotas. Créditos: Actionnetwork.com

Dallas Cowboys (3-7) x (3-7) Washington Football Team. Antes de tudo, a partida vale a liderança da NFC Leste. Além disso, o quarterback Alex Smith não só voltou aos gramados neste ano, mas voltou melhor do que todos esperavam. Washington também conta com Terry Mclaurin, um ótimo recebedor e muito subestimado, que pode tornar o confronto interessante contra a fraca defesa dos Cowboys. Já Dallas venceu a última partida contra os Vikings e espera continuar o bom momento se apoiando em Elliot e Lamb. Entretanto, a defesa de Washington é uma das melhores da liga, e pode dificultar a vida de Andy Dalton que voltou a ser o quarterback titular. Portanto, apesar do nível das equipes até aqui, a partida promete ser disputada e é palco para vários jogadores transformarem a partida em um espetáculo.

Psicólogo da NFL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: