Baltimore viaja até Tennessee em busca de vingança

Onze de janeiro de 2020. O jogo entre Baltimore Ravens e Tennessee Titans era um dos mais esperados daquela rodada divisional. Os Ravens eram o melhor time da NFL naquele momento e tinham a vantagem de jogar em casa. Isso sem contar o fato de terem o MVP daquela temporada como Qb. Lamar Jackson comandava um dos ataques mais poderosos dos últimos anos da liga. O favoritismo era claro para a os donos da casa.

Mas, do outro lado estavam os Titans. E Derrick Henry. O Rb, que vem sendo o melhor da posição desde a temporada passada, não deu a mínima para o favoritismo dos Ravens e derrubou o favorito em casa. O placar final foi de 28 x 12, com Henry correndo para 195 jardas.

Agora, teremos o reencontro entre essas duas equipes em Playoffs. Neste domingo, as 15:05h no horário de Brasília, Baltimore Ravens e Tennessee Titans duelam novamente para manter vivo o sonho de levantar o Lombardi em fevereiro. E, dessa vez, as coisas estão um pouco diferentes…

Tennessee é o favorito para esse jogo

Embora não seja um favoritismo tão grande (na verdade, alguns apontam que Baltimore é o favorito), por jogar em casa e já ter ganhado dos Ravens na temporada regular, os Titans são favoritos para vencer. Mas tenha certeza de que esse favoritismo é bem pequeno – e até discutível.

Ryan Tannehill: Derrick Henry should get paid - ProFootballTalk
Henry e Tannehill estão jogando cada vez melhor (Getty Images)

O ataque dos Titans é um dos melhores da liga, produzindo cerca de 30,7 pontos por jogo. Um dos grandes responsáveis para isso é alguém que já falamos nesse texto: Derrick Henry. Ele liderou a liga em jardas corridas, passando das duas mil. Além disso, liderou também em Tds corridos, com 17. Henry está se mostrando um jogador de elite e consegue carregar o ataque dos Titans, mesmo quando o resto da unidade não vai bem.

Mas não se engane achando que esse ataque se resume simplesmente às corridas de Henry. Pelo contrário, diferentemente do ano passado, Ryan Tannehill é um Qb bem seguro e subestimado. Ele é o quinto Quarterback com maior Rating dessa temporada. Perde apenas para Rodgers, Watson, Mahomes e Allen. E sua sintonia com seus recebedores, principalmente com A.J. Brown e Corey Davis fica cada vez melhor.

Com nomes tão bons no ataque, fica difícil imaginar alguma fraqueza desse time, certo? Errado! Até porque, é do outro lado que fica o problema.

Mas a defesa pode comprometer

Para ter sucesso nos Playoffs e ameaçar ganhar o Super Bowl, é fundamental ter uma defesa impactante. Poucas vezes veremos uma defesa ruim sendo carregada por um excelente ataque jogando em fevereiro – na verdade, o contrário é mais provável. E, atualmente, essa defesa dos Titans é mais um motivo de preocupação do que de confiança.

A defesa dos Titans tem alguns problemas bem preocupantes. Pra começar, o Pass Rush é inexistente. O time é o terceiro pior em Sacks por jogo em toda a liga, perdendo apenas para os Bengals e os Jaguars. Isso já é preocupante na temporada regular. Quando se enfrenta um Qb móvel como Lamar Jackson, fica ainda pior.

Two Reasons Why the Titans Defense Has Struggled Through Two Games
A defesa que era tão temida, hoje não passa confiança (A to Z Sports Nashville)

Além disso, a secundária também não é nada confiável. O time se encontra na parte de baixo da maioria dos rankings defensivos que envolvem a defesa contra o passe. Também, é o 4º pior time em jardas aéreas cedidas por jogo. Se a unidade não começar a jogar melhor, vai ser difícil pro ataque segurar as pontas.

Lamar Jackson quer acabar com o fantasma dos Playoffs

O jovem Qb dos Ravens está se mostrando cada vez mais explosivo. Quebrando recorde atrás de recorde, Jackson agora precisa lidar com um problema que pode afetar sua carreira: ganhar um jogo de Playoffs. Desde que virou titular, Jackson levou Baltimore a pós temporada em todos os anos. Essa é a terceira aparição dele em janeiro, e ele tem apenas 24 anos!

The Ravens' playoff loss to the Titans is not Lamar Jackson's fault -  SBNation.com
Lamar Jackson não vê a hora de acabar com os fantasmas dos Playoffs (Maddie Meyer/Getty Images)

O problema está justamente nos Playoffs. Os Ravens não conseguiram jogar bem no mata a mata nas duas últimas temporadas, e isso já é um sinal de alerta. Parece que o time entra em pânico e comete vários erros bobos. Por isso, podemos até afirmar que as dificuldades do time no jogo devem ser de cunho psicológico, manter a cabeça no lugar.

Baltimore tem time para ganhar, não só esta partida, mas até o Super Bowl. Com exceção do corpo de recebedores, que é bem frágil, o elenco é forte e possui Skill Players em quase toda posição. Além disso, o time aniquilou seus últimos quatro oponentes, ganhando os últimos cinco jogos por um placar total de 186 x 89. São quase 100 pontos de saldo! É bem verdade que desses cinco oponentes, quatro estão entre os piores da liga. Ainda assim, os Ravens venceram e convenceram, e chegam aos Offs pegando fogo!

Outro fator de animação para os torcedores é que o time está lembrando aquele do ano passado, que venceu 14 de 16 jogos. Lamar Jackson está numa crescente e o ataque terrestre se mostra cada vez mais explosivo. A defesa também parece estar cometendo menos erros individuais. Esses fatores são extremamente positivos.

Qual Ravens veremos neste domingo?

Baltimore Ravens vs Pittsburgh Steelers: J.K. Dobbins, Mark Ingram out
Dobbins é um dos responsáveis pela evolução de Baltimore (USA Today)

Como já foi dito, o grande problema são as falhas individuais e o psicológico do time. Qual Ravens entrará em campo contra os Titans? Aquele que massacrou seus últimos oponentes e que fez uma ótima exibição ofensiva contra os Browns na semana 14? Ou aquele que perdeu desse mesmo Tennessee em janeiro de 2020?

O time precisa encontrar sua verdadeira identidade. E isso é urgente. E, além do fator mental, em Playoffs não se pode ter falhas individuais como as que vimos durante a temporada regular. Quem acompanhou os jogos da equipe deve ter notado que em praticamente todo jogo o time comete faltas bobas, como formação ilegal, ou até 12 homens em campo. Além disso, quantas vezes não vimos os defensores perdendo Tackles ou os recebedores dropando passes que eram perfeitos? Pode parecer que não, mas pequenas falhas como essas podem ser cruciais para uma eliminação.

Afinal, quem é o favorito?

É verdade que eu já respondi essa pergunta lá no começo do texto. Tennessee parece ser o favorito, ainda que por pouco. Mas, em Playoffs nada é certo e tudo pode acontecer. Assim, não seria nenhuma surpresa ver os Ravens vencendo esse jogo. Na verdade, eu mesmo escrevo sobre esse favoritismo com sérias dúvidas (como sou torcedor dos Ravens, estou tentando não me iludir novamente).

Alguns Matchups parecem ser favoráveis à equipe de Baltimore. O ataque que é um dos mais explosivos da liga deve ganhar muitos pontos contra a fraca defesa dos Titans. Mas, o time de Henry e Tannehill também tem um poderio ofensivo forte, e não deve facilitar as coisas para a defesa dos Ravens. Além disso, devemos esperar um Lamar Jackson disposto a conquistar sua vingança.

Muita coisa pode acontecer nesse jogo, mas eu espero uma chuva de pontos e de Tds. Mas, uma coisa é certa: será um dos duelos mais emocionantes e disputados dessa rodada!

Article Categories:
Prévias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: